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Nuvenus Chovendus

terça-feira, 16 de junho de 2009

[Definindo os Objetivos para SEO]

Bom agora que entendemos a importância de se dedicar a SEO, como poderemos pôr em prática? Inicialmente não devemos implementar nenhuma estratégia de SEO sem ter um tipo de objetivo que você gostaria de realizar.

As principais falhas de muitos planos de SEO, como todo plano de tecnologia, é a falta de um objetivo claramente definido. O objetivo de nosso plano deve se compor pelas necessidades empresariais, e infelizmente não é algo que todas as empresas querem. Um exemplo é se temos um Blog simples, a SEO pode não valer o custo. Mas se os planos que temos para esse Blog incluem transforma-lo em uma marca ou referência, então até a mais simples estratégia de SEO pode conseguir o tráfego que precisamos para termos início ao estabelecimento de nossa marca.

Nos casos de sites maiores, exemplo de um site que vende uma variedade de tênis, a forma de aumentar os negócios, (e relatos dizem em mais de 50%) é no investimento de tempo, dinheiro e um considerável esforço para otimizar o seu site para as buscas. Você só não deve fazê-lo sem ter um objetivo em mente.

No caso citado acima, um objetivo claro é aumentar o tráfego de acesso que o site recebe. Um outro objetivo seria aumentar a exposição a potenciais clientes de fora da área geográfica. Creio que são 2 bons motivos para se implementar um plano de SEO. poderíamos considerar também em relação a investimento de SEO aumentar as receitas, o que seria atrair os usuários para uma transação comercial, enquanto eles visitam o nosso site. A SEO pode ajudar neste caso também.

Então antes de iniciar qualquer projeto precisamos definir qual será o objetivo que desejamos atingir com o plano. Temos que certificar que o objetivo seja claro e definido de forma específica, quanto mais específico mais perto estaremos de atingir a nossa meta.

O exemplo de "aumentar o tráfego do site" é muito amplo, é claro que desejamos aumentar o tráfego é o objetivo geral de qualquer plano de SEO, entretanto se no meio do caminho você alterar esse objetivo para "aumentar o número de visitantes que realizam uma transação, a probabilidade de implementarmos a SEO que de fato irá nos ajudar a atingir esse objetivo será muito maior.

Certifique-se que o seu objetivo é específico e atingível, do contrário é muito fácil perder o foco dos esforços de SEO. Existem casos que podemos gastar todo nosso tempo correndo atrás da SEO e nunca realizar nada. É o que está acontecendo com o portal que estou trabalhando no momento "Pólo Industrial". Executar um projeto sem planejamento, objetivo e pressa para obter resultados pode provavelmente fazer você ficar na estaca zero ou até mesmo colocar em dúvida sua capacidade e conhecimento.

Os motores de buscas vivem mudando os critérios de posicionamento no ranking, isso se deu início quando os links internos e externos se tornaram um fator importante na SEO. Ao perceber isso muitos webmaster começaram correr para adicionar muitos links quanto possível, e a maioria desses links não tinha nada haver com o site e com isso não demorou nada para que esse critério fosse refinado com alguns requerimentos adicionais.

Estratégias de links são bastantes complexas, e precisam obedecer um conjunto de regras, ou seu site pode ser banido dos mecanismos de busca por causa do chamado SPAN de SEO, ou seja, a prática de tentar atingir um elemento ou critério específico de ranking para torná-lo mais bem posicionado. Se o objetivo for traçado e estabelecido, será maior a probabilidade de você conseguir um tráfego mais equilibrado, o que irá melhorar automaticamente a sua posição dentro dos principais mecanismos de busca.

Além de objetivos bem focados, devemos considerar também o modo como esses objetivos de SEo se alinham com os obejtivos empresariais. O objetivo empresarial devem ser o tema geral para tudo que você for fazer com o seu site, se os seus objetivos não tiver a intensão de avançar nesse objetivo empresarial, você irá notar que seus objetivos irão falhar. Certifique-se de que qualquer objetivo que você for estabelecer, seja um objetivo que funcione bem, dentro dos parâmetros definidos pelos seus objetivos empresariais.

Para finalizar este post lembre-se, manter a flexibilidade sempre. Tenha um objetivo ou até um conjunto deles e apegue-se firmemente a eles. Não se apegue em objetivos que irão atrapalhar a realização de boas atividades de SEO. Os planos tem que ser flexíveis, e devem crescer com a sua empresa. É sempre uma boa ideia revisar periodicamente os seus planos - pelo menos uma vez a cada 6 meses, uma vez a cada 3 meses seria ainda melhor.

Bom ainda estamos "comendo pela beirada" mas chegaremos lá. "A paciência e dedicação é uma virtude". E para o próximo post vou abordar a criação de um plano de SEO, vamos estabelecer prioridade de páginas e fazer uma avaliação do site.

Até mais e um forte abraço a todos.

2 comentários:

Prodis disse...

Notei que você está seguindo uma sequência nos assuntos dos seus posts. Acho que é importante, toda vez que você citar um assunto já abordado, colocar links para os posts anteriores. Para quem está acompanhando seu blog diariamente não haverá muito ganho, mas para quem, por exemplo, encontra seus textos através de uma busca no Google, vai ficar meio perdido. Use o poder da hipermidia.

Glaucio Cancion disse...

Fala meu amigo obrigado por me acompanhar e por esta dica. De início para resolver o que você mencionou sobre Hipermidia coloquei no final de cada post os botões Anterior | Próximo para ajudar o usuário a ir e voltar pela seqüência que estou fazendo.

Com o tempo vou melhorando isso.
Um forte Abraço.


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