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Nuvenus Chovendus

terça-feira, 2 de junho de 2009

[Recuperação de Dados e Ranking de Resultados]

Olá pessoal, novamente mais um post e espero que este seja interessante também.
Vou falar um pouco sobre Recuperação de Dados, Ranking de Resultados, Características da Busca.
Come on... risos.

Os mecanismos de busca que são baseados na web, a recuperação de dados está na combinação de atividades do Crawlers, Spiders ou Robôs somados ao Banco de Dados e o Algoritmo de Busca. Esses 3 elementos trabalham juntos para obter a expressão ou palavra-chave ou keyword digitada na interface do motor ou mecanismo de busca. Como citei no post anterior isso funciona pelo resultado de uma combinação de tecnologias, teorias e programação de cada empresa desenvolvedora do motor de busca.

E existe uma parte bem complexa que é o Ranking de Resultados. Este ranking é a parte que nos toma mais tempo e esforço para tentar influenciar e nosso ranking em um motor de busca determina o quanto a nossa página será vista por pessoas com freqüência, o que afeta na receita que teremos ou até o orçamento de publicidade. E o pior é que cientificamente é algo difícil de se detalhar como o motor busca e ordena nossas páginas.
O melhor a fazer é elaborar um palpite esclarecido sobre como um dado compõe o ranking de nossos resultados e assim moldar a página para atender esses resultados.
Lembre-se que embora a recuperação e ranking estejam separados em assunto, eles fazem parte do algoritmo de busca.
Um dos itens mais importantes na otimização dos mecanismos de busca é o ranking que tentarei sempre abordar nos posts, vamos ver o ranking de todos os pontos de vista possíveis, mas, por enquanto, vamos ver o que afeta o ranking. Temos que ter em mente que diferentes tipos de mecanismos de busca usam diferentes critérios de ranking, de modo que a importância desses elementos será variável:
  • Localização: não é a localização de uma página web (URL), refere-se na localização de uma palavra ou expressões-chaves em uma página web. Por exemplo, se buscamos por "Pólo Industrial", alguns buscadores demonstram o ranking dos resultados de acordo com a posição na página onde a palavra "Pólo Industrial" aparece e obviamente o quanto mais alto, mais alto será o ranking da palavra. Assim podemos ver em nosso portal "Pólo Industrial" que estamos na primeira posição da 1ª página (pelo menos acabei de consultar e se estiver oscilando me perdoe, risos...) e isso se deve pois temos a palavra "Pólo Industrial" na tag título (title tag). Se não desenvolvermos o site com a SEO em mente é bem provável que o projeto não terá uma posição muito boa no ranking;
  • Freqüência: este intem é bem interessante pois a freqüência com que o termo se repete na página pode afetar o ranking dos resultados. Então afirmo que uma página que tenha a palavra ou expressão "orçamento de aço" 3 vezes terá seu ranking maior do que a página que tem apenas uma vez. Mas assim que esse fator passou a ser importante muitos começaram agir de forma descontrolada exagerando na repetição das palavras ou expressões-chaves e hoje os mecanismos de busca já interpretam isso como Spamming de Palavras-Chaves que ignoram está página ou simplesmente recusam a listar páginas que usem essa tecnologia;
  • Links: existe este fator que é recente no ranking que é a quantidade de links em uma página. Os motores levam em consideração os links que apontam para o site, o termo que mais ouvimos são links externos e links internos. Então Glaucio quanto mais links eu tiver dentro de meu site ou em outros sites apontando para o meu o ranking de meu site será alto? Bom não funciona dessa maneira, a matemática correta seria: Links relevantes que apontam para sua página versus Links relevantes dentro da página versus Links relevantes saindo da página, tudo isso terá peso de impacto que nossa página terá no ranking de resultados.
  • Click-Throughs: este é o último elemento que pode determinar o ranking de uma página em relação aos demais que é o número de click-throughs (que nada mais é os acessos feitos a partir do próprio motor de busca) que nosso site tem em relação as demais páginas mostradas. Mas como o motor não é capaz de monitorar o tráfego de cada site na web, alguns monitoram esses cliques que os resultados de busca recebem. esses rankings podem ser reposicionados em uma próxima busca com base nessa interação.
Está ciência dos rankings de páginas é bastante precisa e diferente para cada motor de busca sendo assim para ser criado a melhor SEO possível para seu site, teremos que entender a fundo como são elaborados os rankings de cada motor de busca que temos como alvo. Esses fatores podem ser levados em consideração quando você for criar, modificar ou atualizar um projeto de otimização.

Características das Buscas


Entender como as nossas páginas estão posicionadas no ranking depende do modo de como os mecanismos de busca funcionam, mas é como nossas páginas são encontradas é uma situação bem diferente. O verbo "buscar" tem vários significados diferentes para diferentes pessoas, muitos podem usar a mesma expressão como usaria para conversar com alguém sobre o mesmo assunto, ou mesmo com uma pergunta literal para qual estamos procurando a resposta. Chamamos isso de linguagem natural. Podemos fazer buscas também com técnicas de buscas boleanas, usamos uma sintaxe bastante diferente quando criamos um termo de busca. cada um deles nos retorna um resultado diferente, mesmo quando usamos o mesmo mecanismo de busca.
Essas características de busca referem-se como nós procuramos na internet e podemos incluir qualquer coisa ou assunto. Um dado interessante é que os americanos (mais que a metade) buscam na internet quando se conectam e mais pessoas buscam na internet do que em páginas amarelas quando estão procurando por um telefone ou endereço de algum comércio.
Temos então um amplo campo fértil para convertemos em alvo SEO e quanto mais entendermos do porquê os usuários utilizarem os mecanismos de busca, mais fácil atingiremos a SEO.

Ufaaa, bom vou ficando por aqui e para o próximo post vou falar um pouco sobre mais Classificações dos Motores de Buscas e mostrar um pouco da visão geral do Google, Yahoo e MSN.
Desejo a todos um dia tranquilo de trabalho e até mais.
Forte Abraço.

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