Blog sobre SEO

Blog de SEO

Nuvenus Chovendus

sexta-feira, 5 de junho de 2009

[Como manipular motores de busca]

Fazendo os Motores de Busca Trabalhar para Você


Os tópicos que crie anteriormente tem o propósito de mostrar a você como os motores de busca funcionam, para que possamos usa-los a nosso favor "trabalhando para nós". Vou estar sempre postando dicas e estratégias para otimiza o seu site de forma que ele consiga obter um ranking alto dos mecanismos de busca, mas isso requer que você saiba como fazer os mecanismos de busca trabalhar a seu favor.
Este trabalho de otmização dos mecanismos de busca é essencialmente a ciência de elaborámos sites de uma forma que fique maximizado seu posicionamento nos rankings dos mecanismos de busca. Significa então que todos os elementos que iremos criar em nosso site terá o objetivo de alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca. Conheça esses elementos:

  • Página de entrada e de saída;
  • Títulos das páginas;
  • Conteúdo do site;
  • Gráficos;
  • Estrutura do site;
Fora esses elementos citados acima teremos que considerar também palavras-chaves, links, HTML, meta tags e mesmo tendo todos os elementos de sua página otimizados para facilitar a colocação nos mecanismos de busca, existe ainda outras coisas que devemos considerar. Um exemplo fatores como campanhas de publicitárias e freqüência que atualizamos nosso site também afetam o resultado da SEO.
Tudo isso que estou colocando aqui é para você entender que este conceito de otimização não se resume a um único elemento isolado, e como vimos, a SEO está baseada em um vasto número de elementos e estratégias que nunca se acaba é um processo contínuo.
Posso dizer que a SEO é como um jogo em que uma pequena toupeira aparece e desaparece de um buraco e a nossa tarefa é acertar a cabeça dela com um martelo antes que ela desapareça e reapareça em outro buraco. A otimização é bem parecido com este jogo pois está em constante movimento e modificação, de forma que nós também temos que estar sempre reciclando nossos conhecimentos e estratégias. É um jogo frustrante mas com o tempo passamos a dominá-lo se estivermos afiados com a concentração.

Manipulando os Motores de Busca

A natureza da SEO é basicamente manipular mecanismos de bsuca, até um certo ponto. Após atingirmos esse ponto isso pode se tornar um algo sinistro e corremos o risco de ter nosso maravilhoso website banido do ranking do motor de busca. E acredite é verdade e isso realmente acontece. Até mesmo quando achamos que está tudo feito corretamente temos surpresas que não esperamos. Se você acompanha o meu trabalho sabe que hoje estou trabalhando no processo de recuperação da indexação do Portal Pólo Industrial, é um projeto extremamente grande com a capacidade inicial de 12 milhões de links e acho que isso foi demais e estamos sofrendo o famoso SANDBOX do Google, mas estou lutando para corrigir e desenvolver técnicas que estavam erradas ou simplesmente não existiam, bom eu chego lá com a ajuda de Deus, de vocês e do máximo de documentação que eu puder devorar (risos).
Vamos ver o que podemos e o que não podemos fazer, existe uma lista e vou colocar aqui uma parte dela.

Você pode:

  • Criar um site contendo meta tags, conteúdos, gráficos e palavras-chaves que ajudem a melhorar sua colocação nos rankings;
  • Usar palavras-chaves livremente em seu site, desde que ocorra uma coerência contextual entre tópico e conteúdo de seu site;
  • Incluir links recíproco do seu site em outros, desde que sejam legítimos e relevantes (lembre do final do meu post anterior);
  • Encorajar o tráfego web entre diversos sites, incluindo a publicidade por palavras-chaves, os links recíprocos e as campanhas de publicidade;
  • Submeter seu site nos mecanismos de busca manualmente, em vez de esperar que eles achem seu site no decorrer natural de catalogar na web;

Você não pode:

  • Enganar os mecanismos de busca, colocando palavras-chaves escondidas no seu site. Esta prática muito provavelmente fará com que seu site seja excluído do índice dos buscadores.
  • Gerar links artificialmente, de outros sites para o seu, com o propósito de aumentar a sua colocação com base na análise de links. A maioria dos mecanismos de busca tem um mecanismo interno que detecta este tipo de prática enganosa.
  • Gerar tráfego artificialmente para seu site, de modo que ele apareça ser mais popular do que realmente é. Novamente, existem mecanismos para impedir que isso aconteça e, se você for pego acabará na lista de banimento.
  • Forçar a submissão com processos repetidos para inclusão. Uma boa regra é submeta uma vez e, estão, espere pelo menos 6 semanas antes da próxima tentativa. o contrário disso só te levará ao banimento.
  • Esperar que os mecanismos de busca automaticamente coloquem o seu site no topo do ranking do seu tópico, categoria ou palavra-chave assim que o site for aceito. Pode levar algum tempo para se conquistar um bom "status" de que precisamos para conseguir uma colocação mais alta no ranking. Lembre-se SEO é um processo.
Essas são apenas algumas regras básicas para fazer os mecanismos de busca trabalharem por você, existem muito mais, que vou ir postando nos próximos posts, mas estas regras básicas sempre iremos ouvir ou ler em muitos artigos que mencionam SEO.

É isso ae mais um post, até a próxima.

Forte abraço.

0 comentários:


share/bookmark