Blog sobre SEO

Blog de SEO

Nuvenus Chovendus

quarta-feira, 3 de junho de 2009

[Visão Geral dos Buscadores]

Olá, vamos seguir com mais um post e como disse anteriormente vou falar um pouco mais sobre Classificações dos Motores de Busca.

Agora que compreendemos um pouco como os motores de busca funcionam e como os usuários os utilizam podemos ver mais informações detalhadas sobre esses mecanismos. Sabemos que nem tods os motores de busca são criados iguais mas você sabia que existem tipos diferentes de classificações desses mecanismos? Pois é o que vou abordar agora, os mecanismos de busca podem ser divididos em três tipos diferentes:
  1. Primários
  2. Secundários
  3. Objetivados

Motores de Busca Primários


Este tipo de motor primário é o que vem na mente da grande maioria quando tocamos neste assunto. Alguns indexam todos os sites da web ou a maioria e temos como o exemplo de mecanismos de busca primários (ou também chamados de principais) - Google, Yahoo! e MSN.
Os buscadores primários são responsáveis pela maior parte do tráfego de seu website e por isso esses buscadores estão em nosso foco para a SEO, lembrando que cada um deles difere ligeiramente um dos outros.

Outro exemplo é o famoso Lycos que é muito mais antigo que o Google e ainda assim o Google é muito mais popular, mas porque isso acontece? Provavelmente as pessoas percebem que ao fazerem um busca o buscador Google é o que fornece os melhores resultados e a diferença entre esses resultados está completamente no algoritmo de busca que é usado para se criar o mecanismo de busca.

Os mecanismos primários fazem mais do que procurar, existem também disponíveis recursos adicionais como mapas, e-mails, notícias, e outros excelentes aplicativos que faz o usuário se entreter. Esses recursos não modificam a forma com como as pessoas fazem as buscas, eles só afetam a qual motor a maioria das pessoas irão optar para usar.

Veremos agora a Visão Geral dos 3 principais motores de Busca do mercado.

Visão Geral do Google


Bom como todos sabem estamos abordando nada menos que o rei dos mecanismos de busca que em parte se deve a exatidão em obter os resultados e também ele oferece muitas atrações extras, como e-mail, personalização da sua home page e alguns aplicativos de produtividade, mas que fique claro que não foi isso que deixou o Google popular.
A precisão com que os resultado são retornados pelo Google é o que o torna tão familiar, e esta precisão foi desenvolvida quando os programadores combinaram as buscas por keywords (palavras-chaves) com a popularidade dos links e isso gera um ranking com uma maior precisão do que quando usavam apenas palavras-chaves.
Mas não fiquem com este sorriso no rosto achando que o segredo está neste 2 itens pois ainda existem centenas de diferentes critérios que os mecanismos de buscas podem usar para estabelecer um ranking de relevância das páginas.

Visão Geral do Yahoo!


O Yahoo! para maioria das pessoas é um buscador, e é, mas também é um catálogo web o que significa que ele também é uma lista de diferentes assuntos que estão disponíveis na internet que são divididas por categorias e subcategorias. O que poucas pessoas sabem é que o Yahoo! começou como uma lista de favoritos dos 2 rapazes que o criaram. Após começarem a comprar grandes empresas como Inktomi, Altavista, All the Web e Overture, o Yahoo! foi conquistando aos poucos o carisma dos usuários na forma de motor de busca.
No passado o Yahoo! chegou a usar o Google como busca em seu catálogo de links e agora faz o ranking das páginas combinando as tecnologias que adquiriu no decorrer de sua história. Mas o recurso de ranking do Yahoo! não é tão preciso como o Google, fora que o Yahoo! utiliza também um programa de inclusão de links pagos, gerando uma controversa em pessoas que dizem que os resultados tende a ser melhor para quem paga mais.

Visão Geral do MSN


Este mecanismo de busca não é tão desenvolvidos como nossos amigos acima e o resultado disso é que o MSN não desenvolve as capacidades de análises pormenorizadas dos links que o Google e Yahoo! já possuem. Ao contrário o MSN depende muito do conteúdo dos sites para a elaboração de seu ranking, entretanto isso pode ser benéfico para os novos sites que querem um lugar ao sol (risos). O Google e Yahoo! tem a plena capacidade de impedir que novos sites já apareçam em suas listagens, por algum tempo e isso ocorre (especialmente em nosso REI Google) porque a qualidade do link poderá ser considerada durante este processo de elaboração do ranking. Os links novos são ignorados até que fiquem ativos por um tempo.
E pelo fato do MSN se apegar muito em conteúdos dos sites, um site que está bem elaborado com suas tags bem definidas e com um bom número de palavras-chave pode vir a ser listado com mais facilidade pelo MSN. Então mesmo o MSN não sendo tão popular nossos links podem ser listados mais cedo nele o que ajuda a aumentar nosso tráfego.

Motores de Busca Secundários


Estes mecanismos secundários são utilizados por um público menor e mais específico embora seu conteúdo seja generalizado. Não geram muito tráfego quanto os primários mas são úteis para regionalizar ou focar sua busca.
Lycos, LookSmart, Miva, Ask.com e Espotting são alguns mecanismos considerados secundários.
Eles variam a forma de estabelecer o ranking dos resultados e alguns se baseiam mais em palavras-chave enquanto outros em links recíprocos e ainda tem outros que podem ter como base as meta tags ou critérios proprietários.
Esses mecanismos devem estar incluídos em nossa estratégia de SEO mesmo não gerando tanto tráfego ainda assim o tráfego é valioso o que não devemos desprezar.

Motores de Buscas Objetivados


Os Objetivados ou ("targeted") - às vezes chamados de topicalizados são os mais específicos de todos. O foco desses mecanismos é bastante delimitado, geralmente com um tópico geral, Ex: medicina ou alguma ramificação de ciências, turismo, esportes etc. Tenho como exemplo de motores objetivados CitySearch, Yahoo! Travel e MusicSearch, e como outros mecanismos o ranking varia de um para o outro.
Quando considerarmos esses mecanismos para nosso propósito de SEO, tenha em mente eles são muito mais específicos do que o primário e secundário. Portanto procure por mecanismos objetivados relevantes ao seu tópico específico ( Esportes, Geografia, Animais de Estimação e assim por diante).

Gostaria de alertar a vocês que existem pessoas no mercado que andam sem dizendo Experts em SEO que oferecem troca de links (Buildings Links) mostrando que tem mais de 30 Blogs ou sites com um alto PR ( Page Pank) cobrando ai seus R$2000,00 dizendo que irá trazer um benefício a seu site e isso é parecido com os Objetivados (cuidado com o conteúdo desses sites, vejam antes se é relevante a seu tópico principal).

Bom é isso hoje deu pra escrever mais cedo (risos).
Agradeço a todos que visitam meu blog e espero estar ajudando.
Forte Abraço.

0 comentários:


share/bookmark