Blog sobre SEO

Blog de SEO

Nuvenus Chovendus

segunda-feira, 27 de julho de 2009

[Entendendo a Otimização dos Sites]

A Otimização dos sites é o processo de se criar um site que possa ser descoberto pelos motores e diretórios de busca. O processo parece ser simples, mas não é, pois existem muitos aspectos que devemos considerar e nem todos eles estão baseados em palavras-chave, links ou tags HTML do seu site.

O Hosting faz diferença?


Essa pergunta sempre aparece quando uma empresa ou um indivíduo está elaborando um site.
Existe diferença em quem hospeda o seu site? Não existe diferença mas não devemos deixar de lado a importância de quem hospeda o seu domínio. Esses elementos de hospedagem tem um grande impacto no posicionamento do seu site nos motores de busca.

Uma questão para exemplificar é quanto a localização da empresa de hosting. Se você estiver no Brasil e adquiri um domínio que está hospedado nos Estados Unidos o seu posicionamento nos motores de busca será negativamente afetado. Geograficamente os crawlers dos motores de busca percebem que está em contradição com a sua localização.

Outra questão é o período de tempo pelo qual você registra o nome do seu domínio. Muitos Rackers usam domínio descartáveis, nomes de domínio que são registrados por um ano, porque nem chegam a usar o domínio pelo ano inteiro até ser desativado. Por esse motivo alguns motores de busca implementaram critérios de ranking que dão mais prioridade para domínios registrados por períodos mais longos. Um registro mais longo também mostra comprometimento com a manutenção do site.

Dicas para o Nome do Domínio


Uma questão muito importante, pois, ao escolher um nome, certamente a maioria das pessoas desejam os domínios com o nome de sua empresa, seu próprio nome, ou uma palavra ou expressão que tem algum significado para elas. O que elas deixam de pensar é como esse nome funcionará para a SEO. O nome precisa ter algo a ver com o site ou pode ser completamente aleatório? Você já se perguntou porque existe empresas dispostas a pagar milhões por um domínio? Exemplo o nome business.com foi comprado por $7.5 milhões de dólares em 1999 e recentemente foi reavaliado por $300 milhões. Outro exemplo é o cassino.com que foi vendido a por $5.5 milhões e o worldwidweb.com por $3.5 milhões. O que há de tão importante em um nome?

Em relação a SEO o nome do seu site é tão importante quanto muitos dos outros elementos de SEO que você deve se concentrar. Vamos entender melhor executando uma busca no Google por Pólo Industrial. Quando aparecer os resultados você irá perceber que os sites cujo em seu domínio tiver a palavra-chave digitada aparecerá em posição priveligiada no ranking de resultados. Então como sugestão de domínio se a sua empresa se chama MK8 e o ramo de atividade é contrução de sites, considere a possibilidade de registrar o domínio www.constrcaodesites.com.br. Usar o nome de domínio que contenha uma palavra-chave relativa a seu conteúdo geralmente melhora o posicionamento do seu site nos rankings.

Outros detalhes a ter em mente ao determinar o nome do seu domínio:

- Mantenha o nome mais curto possível. Caracteres demais implicam em uma maior probabilidade de um usuário digitar errado seu endereço e ficará muito difícil de lembrar.

- Evite usar hífens, underscores e outros caracteres sem significado. Se o domínio que você está procurando já está sendo usado tente algo do tipo www.assuntodoseusite.com.br

- Opte sempre por um nome .com.br, existem também outros tipos como .ind, .tv, .art, .org, .srv, mas, prefira sempre o .com.br.

Lembre-se que seu domínio é apenas um dos elementos a se considerar, não vai ser o fator determinante para o sucesso ou fracasso.

É isso, para o próximo post vou abordar questões de usabilidade e conhecimento de navegação

0 comentários:


share/bookmark