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Nuvenus Chovendus

segunda-feira, 6 de julho de 2009

[Posicionamento nos Motores de Busca]

Bom dia meus amigos, mais uma semana começando e como é uma semana curta não vamos perder tempo. Hoje vou abordar um assunto que para muitos ainda é um mistério, vou falar sobre como o Ranking de busca pode ser melhorado através da experiência dos usuários.

Experiência do usuário


A experiência do usuário é mais difícil de se entender do que os outros elementos envolvidos em rankings. É fácil dizer que os usuários acharão seu site simples de usar, que irão encontrar informações relevantes ou até que terão motivos para retornar a seu site. Mas, na prática, isso tudo é um pouco difícil de se conseguir.

Pensando nessa forma, como que um site pode elevar seu ranking dentro dos buscadores através da experiência do usuário. Na verdade é simples. Os motores de busca hoje em dia são mais espertos do que jamais foram, não são capazes de fazer um hot-dog para você, mas tem a capacidade de manter em registro os resultados que foram clicados pelos usuários após executarem uma busca. Essas escolhas de resultados são essenciais para melhorar o posicionamento orgânico do seu site.

Eis um exemplo: você está a procura de informações sobre uma indústria de molas. Quando os resultados aparecem, como você escolhe qual resultado irá olhar?
A maioria dos usuários lê as pequenas linhas descritivas que são incluídas no ranking do motor de busca e selecionam com base nelas.

Na maioria dos casos, os sites visitados são aqueles que aparecem em posições mais altas nos rankings, mas, os motores de busca monitoram também quais sites são realmente acessados. Digamos, portanto, você atravesse os resultados e clique em um link da quinta página. E suponha que várias pessoas fizesse o mesmo.

Esse link da quinta página acusará mais tráfego do que os links que se encontram em posições mais alta no ranking. Ela poderá não pular imediatamente para posição número um, mas é bem possível que o seu site passe da quinta página para a segunda ou a terceira. Isso faz parte da equação usada quando a experiência do usuário é levada em consideração.

Uma outra parte dessa experiência com que o usuário volta a página de busca. Talvez, após clicar no link da quinta página, você observe que aquela não é a página que procura (ou que ela não contém as informações ou produtos que você procurava). Você clica no botão "voltar" e é levado à página com os resultados da busca.
O termo para isso é bounce ("meia-volta") e a freqüência com que as pessoas dão meia-volta logo após acessarem o seu site é um indicador da usabilidade do seu site, em termos do quanto ele é relevante em relação ao que os usuários estão procurando. Isso se relaciona diretamente com as palavras-chave que o usuário digitou, o que relaciona diretamente com as palavras-chave baterem com as do seu site. Para maximizar a usabilidade, certifique-se de que as palavras-chave que você escolher, bem como o título e a descrição da sua página, sejam o mais preciso possível.

Leva tempo até você fazer todos esses elementos trabalharem juntos, principalmente no que se refere a elementos como descrições e palavras-chave. Tenha paciência e esteja disposto a experimentar diversas combinações diferentes de palavras-chaves e descrições até descobrir aquelas que se combinam melhor para colocar seu site mais perto dos primeiros resultados de busca. Lembre-se é mais uma arte do que ciência, e leva tempo (geralmente de dois a três meses) para que você veja resultados mais precisos.

Agradeço novamente a todos que estão acompanhando este estudo e aguardo comentários ou sugestões.
Forte abraço a todos e sucesso nos negócios.

1 comentários:

Rogerio Martins disse...

Este é um assunto vasto e complexo e você colocou de forma prática e simples.

Acredito que o mais importante é agir naturalmente, mas com estratégia, claro. De nada adianta ficar tentando "enganar" o sistema, mas quem produz um bom conteúdo certamente terá melhores posições nos sistemas de buscas.

Abraço...

Rogerio Martins -
http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/


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