Blog sobre SEO

Blog de SEO

Nuvenus Chovendus

terça-feira, 4 de agosto de 2009

[SEO - Usabilidade e Mapa do Site]

Olá amigos, vou falar do tema Usabilidade em seu site, este tema é interesante pois a usabilidade é uma palavra que significa coisas diferentes para diferentes profissionais web. Esteve no alto da lista de prioridades de todos os usuários desde que a internet se tornou parte da vida de todos nós. Quando ganhamos um usuário que acessa o seu site apartir de um resultado de busca, ele quer encontrar um site que funcione com páginas rápidas e sem dificuldades.

Os Usuários da web são impacientes. Eles não gostam de esperar o carregamento das páginas, não querem lidar com gráficos Flash nem com JavaScript e nem querem se perder. Todos esses são elementos de usabilidade - o modo como o usuário navega e usa seu site. Mas a Usabilidade tem impacto na SEO? Sim a Usabilidade tem impacto sobre a SEO. Especialmente no que se refere aos links e dos tempos de carregamento do seu site.

Quando um Robô (Crawler) de um motor de busca chega a seu site, ele navega verificando palavras-chave, links, dicas contextuais, tags, meta e HTML, além de uma gama de outros elementos. O crawler se move de página a página, indexando tudo o que encontrar para a inclusão nos resultados de busca. Mas se esse Crawler chegar a primeira página e não conseguir passar do vistoso filme Flash que você criou, ou se entrar no site e descobrir links que não funcionam ou que levam a localidades inesperadas, ele perceberá isso e incluirá essa informação nos dados referentes ao seu site, que serão indexados. Isso pode prejudicar a colocação do seu site nos rankings dos motores de busca.

Considerações sobre a Usabilidade


Nem sempre vamos agradar todos os usuários ao mesmo tempo e os crawlers que determinam o ranking de sua página. No entanto, é possível contornar problemas. É claro que as necessidades dos usuários vêm em primeiro lugar, porque, uma vez atraídos para o seu site, você quer que eles continuem voltando. Na internet, é extremamente fácil os usuários saírem do seu site e nunca mais voltarem. E esses retornos podem significar o sucesso ou fracasso de seu site.

Mas a dificuldade é que, para conseguir visitantes que retornem, você precisa atrair novos visitantes, o que é o propósito da SEO. Isso significa que você precisa que os motores de busca reparem no seu site.

Quando parecer que as preferências dos usuários estejam contrariando as preferências dos crawlers, existe uma solução. Trata-se do mapa do site. Existe dois tipos que você precisa ter em mente. Um mapa do site básico é a visão geral da estrutura de navegação do seu site. Geralmente se encontra em modo texto, e não é mais nada do que uma visão geral que incluem links para todas as páginas de seu site. Os crawlers adoram mapas do site, e você deve adorar também.

Um mapa do site lhe permite delinear a estrutura de navegação até o segundo ou terceiro nível de profundidade usando links textuais que deverão incluir anchors e palavras-chave.
Quando há um mapa do site, o crawler de um motor de busca pode localizar o mapa e então vasculhar todas as páginas linkadas a partir do mapa. Todas essas páginas são então incluídas no índice do motor de busca e irão aparecer nas páginas dos resultados. A posição em que elas aparecem nas SERPs é determinada pela qualidade da SEO feita para cada página individual.

Um segundo tipo de mapa do site, o mapa do site XML, difere do que normalmente se entende por mapa do site, tanto na forma quanto na função. Um mapa do site XML é um arquivo que lista todas as URLs de um determinado site. Esse arquivo geralmente não é visto pelos visitantes, mas apenas os crawlers que indexam o seu site.
Mais a diante eu vou mostrar a construção de mapa de site em XML.

Um forte abraço e sucesso nos negócios.


7 comentários:

Prodis disse...

Você não vai mais postar?

Review de Produto disse...

Vou sim meu amigo, estou finalizando um projeto, para dar continuidade aos estudos.

Pode ficar tranqüilo que vou preparar uns artigos muito massa.

Abraços

Anônimo disse...

Olá, Glaucio!
Esse conteudo que está postando pertence ao livro Bíblia SEO! pelo menos cite isso nos seus posts né!?

e viva a copia... kkkk

Review de Produto disse...

Olá Anônimo engraçado como existe pessoas para derrubar a ajuda das outras, mas eu creio que Deus tem mais a dar do que o Diabo a roubar.

Mas respondendo seu toque covarde pegue o primeiro post que eu fiz em maio que você vai ver os créditos para a autora.

E querido desculpe até eu me rebaixar um pouco mas que fique claro a ti e a quem mais quiser ler que eu não gozo com o pau dos outros blz.

O intuito aqui e trocar informações seja ela qual for. Apareça aqui novamente quando tiver algum conteúdo para propor.

Haa se percebeu nem tempo de escrever aqui estou tendo.

Anônimo disse...

Todas as pessoas que converso no Brasil idolatram o wordpress para SEO, porque você não o adotou para seu blog?

Review de Produto disse...

Olá Anônimo.. respondendo sua pergunta, eu não adotei o Wordpress por não ter tido tempo de estuda-lo, eu fiz no blogger para estudar uma ferramenta ligada ao Google. Hoje no momento estou estudando a plataforma Ning e estou estudando um novo licro sobre Otimização de página de entrada. Eu comentei em meu Twitter que iria voltar a publicar meus estudos e acompanhamentos de livros mas ainda preciso focar a atenção em alguns trabalhos que estão em andamento. Mas creio que logo estarei de volta a ativa.

Obrigado por postar e quando precisar estarei a disposição.

Hemitz disse...

cara nao da pra te add no orkut


share/bookmark